top of page

O papel do Pilates na “síndrome” pós Covi-19



Com mais de 21,9 milhões de indivíduos curados da Covid-19 no Brasil até o momento, é justo se preocupar com uma possível epidemia subjacente e silenciosa. Estou falando da síndrome pós Covid-19.

Em estudos, até 80% dos recuperados sentem ao menos um sintoma até quatro meses depois do fim da infecção. Casos graves da doença, que exigem internação e UTI, tendem a abalar mais o organismo no longo prazo, mas a verdade é que os episódios leves também podem deixar marcas prolongadas.


Principais queixas de sintomas pós Covi-19


Uma revisão sistêmica divulgada em abril de 2021 por pesquisadores norte-americanos publicada na Nature lista queixas das mais variadas. Entre elas estão:

● Fadiga;

● Falta de ar;

● Dores de cabeça;

● Dores musculares;

● Queda de cabelo;

● Perda de paladar e olfato (temporária ou duradoura)

● Dor no peito;

● Tontura;

● Trombose;

● Palpitações;

● Depressão e ansiedade;

● Dificuldades de linguagem, raciocínio e memória...

Para ter ideia, um dos braços da iniciativa Coalizão Covid-19 Brasil acompanhou cerca de mil indivíduos internados e concluiu que até 17% tiveram que ser hospitalizados novamente e 7% morreram até 6 meses depois da alta. Os dados são preliminares, e ainda não foram publicados em periódicos científicos.


Cuidados pós Covid-19

Após experimentar o pânico de ter contraído o novo Coronavírus, os cuidados ainda serão necessários, devido o novo enfrentamento a sequelas deixadas, porém temos como aliado na recuperação os exercícios físicos, os quais contribuem com o sistema imunológico.

Com isso o método Pilates tem saído na frente sendo indicados por médicos para a reabilitação pós Covid-19, mostrando assim uma atividade completa, para fortalecer o corpo e mente.


Benefícios do Pilates na capacidade pulmonar

O método é capaz de proporcionar expansão da caixa torácica, melhorando a função pulmonar e a coordenação respiratória, potencializando a capacidade de oxigenação, além de reunir diversos benefícios para a mente.


Pilates na melhora do sono, depressão e ansiedade pós Covid-1

Pacientes pós covid-19 relatam a melhora no sono, pois o aumento da temperatura corporal provida pelo exercício facilita o “disparo” inicial do sono por ativar os processos de dissipação de calor controlados pelo hipotálamo que também controla mecanismos indutores do sono.

A prática dos exercícios é uma ferramenta para tratamento psicológico como depressão e ansiedade, pois modifica o humor e representa uma pausa no cotidiano e dos pensamentos negativos, reduzindo estresse e tensão, portanto melhora e controla os efeitos psicológicos causados pelo Covid-19.


Pilates para corpo, mente e espírito

O método permite o restabelecimento do corpo como um todo, tonificando musculaturas e melhorando a demanda ventilatória, na qual é a mais atingida pelo vírus. Sendo assim, o paciente se torna mais resistente à fadiga. Em razão desta combinação, o Pilates restaura o equilíbrio de todas as funções do corpo, tanto musculoesquelética, como sistema pulmonar, além de proporcionar a reorganização da mente, pois como dizia Joseph Pilates: “Uma mente sã que habita um corpo são (100% de equilíbrio) é como uma casa construída com teto de cobre sobre uma sólida estrutura de pedras”.


Se você conhece alguém que já experimentou os sintomas do Covid-19 e ainda sofre com as sequelas, indique o Pilates como uma melhora e a volta da qualidade de vida.

 
 
 

Comentários


  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
bottom of page